Vigilância Ambiental realiza campanha preventiva contra as infecções transmitidas por moscas

17 mar 2018 - Notícias - ASCOM - TRIUNFO

Mosca: nos seus 30 dias de vida, as moscas passam por uma grande metamorfose, do ovo à forma adulta, quando voam por aí, parando para comer fezes ou lixo de vez em quando. Elas integram a ordem Díptera (que quer dizer “duas asas”), como seus colegas mosquitos, e estão divididas em cerca de 150 mil espécies, entre elas a mutuca, a mosca-varejeira, a mosca-das-frutas e a mosca-doméstica (Musca domestica), uma das mais comuns no mundo. E bota comum nisso: as moscas estão onde o povo está. Elas marcam presença tanto em áreas urbanas quanto rurais. São ativas durante o dia e dormem à noite e adoram ambientes sujos, onde exista matéria orgânica em decomposição (lixo, esgoto, aterros sanitários etc.). Como vivem na imundície, as moscas levam sujeira para todo lugar – quando pousam nos alimentos, podem contaminá-los com bactérias e outros microorganismos patogênicos, propagando doenças como diarréia, cólera ou febre tifóide…e nessa época que as chuvas favorecem sua proliferação, ela segue agindo na transmissão da chamada: “virose da mosca”.

Contudo, a VIGILÂNCIA EM SAÚDE AMBIENTAL DO MUNICIPIO com o apoio da SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, moveu uma campanha preventiva contra as infecções transmitidas pela “MOSCA”, com o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida a partir da prevenção e controle de DOENÇAS.

Durante a referida campanha foram realizadas atividades como: palestras educativas, panfletagem e distribuição de HIPOCLORITO DE SÓDIO, para auxiliar na higienização de ambientes afetados pela mosca.

Respeitando o critério de prioridade a vulnerabilidade de incidência das infecções, foram conduzidas atividades em áreas de risco como bairros e periferias…e pontos estratégicos como, ambientes que comercializam alimentos.

A equipe de Vigilância Ambiental contou com a participação de equipes das ATENÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO que disponibilizaram parceria em prol da ampliação das ações integradas em saúde, visando proporcionar uma melhor assistência ao usuário da saúde e população em geral…numa ação produtiva em informações que com certeza renderá bons resultados para a SAÚDE PÚBLICA do município, e com isso a população só tem a ganhar.

Concluindo, ao mesmo tempo que agradecemos a participação de todos, desejamos melhorar a cada dia as nossas políticas de saúde, para que assim Triunfo possa oferecer um modelo “educativo de saúde” efetivo em todos os contextos… e que venhamos atingir a nossa meta que é “PROMOVER SAÚDE DE QUALIDADE, EVITANDO A DOENÇA”.