Vigilância Sanitária de Triunfo realiza fiscalizações no comércio regulado

23 abr 2021 - Notícias

A Vigilância Sanitária de Triunfo está fiscalizando o comércio por ela regulado, a exemplo dos estabelecimentos que trabalham na venda de qualquer gênero de alimentos.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária de Triunfo, o médico veterinário Joandro Gomes, como exemplo de setor regulado estão todos os estabelecimentos que produzem, distribuem e comercializam produtos alimentícios, como lanchonetes, restaurantes, mercearias e supermercados.

Ainda conforme o coordenador, o órgão está seguindo um cronograma, conciliando as fiscalizações no setor regulado, atendendo as variadas denúncias e dando os seus encaminhamentos, isso em paralelo com as ações de apoio ao combate ao Covid-19, da Secretaria de Saúde.

A missão da Vigilância Sanitária de Triunfo é de promover e proteger a saúde da população por meio de ações integradas e articuladas de coordenação, normatização, capacitação, educação, informação, apoio técnico, fiscalização, supervisão e avaliação em Vigilância Sanitária. Além disso, realiza diversas ações em vários segmentos da sociedade, trabalhando de forma contínua para proteger a saúde dos triunfenses.

O que é a Vigilância Sanitária – É um conjunto de ações capazes de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. A Vigilância Sanitária (VISA) é responsável por promover e proteger a saúde e prevenir a doença por meio de estratégias e ações de educação e fiscalização.

Educação e orientação – é o poder pedagógico, ou seja, a capacidade que os profissionais possuem para educar e orientar em Vigilância Sanitária.

Fiscalização – é o poder de polícia, exclusivo do estado, executado nas fiscalizações, aplicação de intimação e infração, interdição de estabelecimentos, apreensão de produtos e equipamentos etc.

A VISA atua nos seguintes locais:

Nos locais de produção, transporte e comercialização de alimentos, tais como: Bares, restaurantes, mercados, frutarias, açougues, peixarias, frigoríficos, indústrias e rotulagem de alimentos, transportadoras, embaladoras, importadoras, exportadoras e armazenadoras de alimentos, etc.;

Além deses, regula os estabelecimentos  de estética e Saúde, a exemplo de  salões de beleza e Academias.