História

No ano de 1850, na região onde hoje se localiza a cidade de Triunfo, existiam poucas casas, na ocasião, o lugar era muito visitado pelas autoridades de Souza e Antenor Navarro, que iam até lá em busca de cangaceiros que ali se refugiavam. Tempos depois um pequeno povoado  se formou e recebeu o nome de Picadas, tendo sido alterado anos depois para Triunfo, pelo padre Ibiapina

Um fato religioso de grande importância ocorreu na história de Triunfo em 1864, quando houve uma epidemia de cólera em toda a região. Um beato, conhecido como Caboclo Manoel Bernardo temendo que a doença atingisse a localidade recorreu ao Menino Deus e fez uma promessa de que se o lugarejo fosse poupado daquela calamidade, ele ergueria uma pequena capela e celebraria a sua festa, anualmente, de 15 a 25 de dezembro, com um novenário, fogos e festejos.

O Caboclo Manoel saiu pelas redondezas pedindo esmolas e levantando fundos para a construção que foi imediatamente iniciada. Após construída a pequena capela logo surgiram em volta residências e prédios comerciais que hoje formam o centro de Triunfo.

A luta pela emancipação política do município de Triunfo teve o seu ponto alto a partir de uma reunião realizada no dia 31 de agosto de 1959, na residência do Senhor Joaquim Moreira da Silva (localizada na Rua hoje denominada Sete de Setembro), tendo então à frente o então Deputado Estadual Acácio Braga Rolim e com a presença de diversas personalidades locais, destacando-se os Senhores Joaquim Moreira da Silva, Raimundo Donato de Oliveira(vereador à época), Antônio Adriano de Andrade, Raimundo de Moura Mousinho e Francisco Mangueira de Andrade, que integraram a comissão responsável pela delimitação geográfica do novo município e assumiram os trabalhos burocráticos e a articulação política, que culminaram com a independência político administrativa, por força de Lei nº 2.637 de 20 de dezembro de 1961, sancionada pelo então Governador Pedro Moreno Gondim, sendo o município instalado oficialmente em 22 de dezembro, data em que se comemora o dia da cidade.

Manifestações culturais/Festas populares: Triunfest, eventos culturais e a festa do Menino Deus que  é mantida tradicionalmente há mais de cem anos e atrai visitantes de toda a região que  juntamente com a população local  vem pagar suas promessas, com vestimentas cor de rosa, assim como é vestida tradicionalmente a Imagem do Menino Deus, vinda de Roma, no inicio do século passado. Dentre os rituais que caracterizam a festa do Padroeiro, há a apresentação durante as nove noites de novena dos músicos, que adentra a Igreja conduzindo a “Procissão do Ramo”.

A partir da década de 50, incorporou-se a esse ritual a participação da Banda Cabaçal. Trata-se de manifestação artística de caráter popular trazida por remanescente de um quilombo de Pombal, que no ano de 1951, por questões ligadas a conflitos envolvendo a propriedade da terra, migraram para o Triunfo e aqui chegaram em número de 40 pessoas, e que ficaram conhecidos na localidade como os negros dos 40.

Esse fato é de grande importância para a história de Triunfo porque a incorporação desse povo à vida da comunidade veio acrescentar valores de ordem cultural, econômica, social, enfim, humana.

Atrações turísticas naturais: Serra da Gamela.

Patrimônio Arquitetônico-Cultura material: Estátua do Menino Deus e a Igreja Matriz Menino Deus, construída em 1864, e  que  passou por várias reformas e é hoje uma das mais belas do Sertão paraibano.